Powered by

Direct Channel
Hotel Marketing @en
Management @en
Mobile & Web Hotel

Para onde caminha Google: primeira analise á mudança do SERP no motor de busca

0 comments

17 March 2016 at 16:59, by

0005Nos finais do mês passado, Google colocou em movimento uma das alterações mais drásticas no desenho da página de resultados (SERP). Anteriormente, explicámos em que consistia e as possíveis consequências para os anunciantes. A eliminação da barra lateral, supunha um aumento das licitações (CPC’s) ao reduzir-se o espaço destinado aos anúncios.

Depois do alarme criado e do tsunami de artigos com analises, opiniões e comentários de especialistas en Adwords publicados nos dias seguintes, parece que a calma regressou. O que se intuía como a chegada do Apocalipse, de momento, apenas parece uma evolução que revela o interesse de Google em equiparar o interface do seu motor de pesquisa nos PC’s y Tablets com a dos Smartphones.

post anselmo1

No entanto, os dados recolhidos e analisados por webs especializadas en PPC como Wordstream, oferecem conclusões significantes: nem as métricas de Adwords estão a ser aterradoras, nem o SEO (os resultados orgânicos ou naturais) estão a ser prejudicados como se previa inicialmente.

Agora, os blogs especializados estão a concluir que: os PLA’s (Product Listing Ads, o espaço dedicado a produtos Google como Shopping, Hotel Ads,…) estão a ter um aumento de clicks depois da eliminação da barra lateral de anúncios. OS PLA’s estão a ser publicados com maior frequência na parte superior da página de resultados, ocupando o espaço destinado aos anúncios da barra lateral. No caso do sector hoteleiro, quando um utilizador efectua uma consulta genérica, os resultados mostrados através do Hotel Ads intercalam-se com os anúncios de Adwords e os resultados orgânicos. Se a consulta é de Branding, o perfil do Hotel Ads ocupa a barra lateral direita, como se pode ver nas seguintes imagens.

post anselmo 2anselmo4

Em todo o caso, estamos assistindo a uma evolução do Google para “incentivar” que os anunciantes utilizem os seus produtos pagos PLA’s: Hotel Ads, Google Shopping ou Google Flights. A prova, podemos a ver no seguinte gráfico, onde se visualiza o lugar ocupado pelos PLA’s na página de resultados.

Fuente: Rimmkaufman

Fuente: Rimmkaufman

Progressivamente, vemos como os PLA’s estão a publicar-se na parte superior do motor de pesquisa. Assim, estes espaços estão adquirindo maior visibilidade, o qual provoca, por um lado, que os utilizadores façam uso destes espaços e por outro que os anunciantes invistam para promover os seus produtos/serviços através dos PLA’s.

O tempo nos dirá em que direcção está dirigindo-se Google e quais os motivos para esta alteração radical.

Innwise

Innwise

Optimizamos tu estrategia de comercialización online mediante una eficiente gestión de canales de distribución, buscando a través de un revenue management un resultado final rentable siempre como objetivo. Ponemos a tu disposición un amplio paquete de soluciones de emarketing.

0 comentarios 

Leave a Reply

campos obligatorios *

También te puede interesar