Hotel Marketing @en

O bloqueio do Facebook aos AdBlockers

0 comments

6 September 2016 at 12:29, by

traffic-light-876056_1920Embora que os bloqueadores de publicidade não são novos, e o mundo da publicidade digital já enfrentou o desaparecimento de certos formatos como pop-ups, a questão dos adblockers voltou à tona nos últimos anos graças as opiniões contra e a favor de grandes empresas como a Apple e Facebook.

O que são bloqueadores os Adblockers?

Os bloqueadores de anúncios são simples de usar: uma vez instalado, bloqueia qualquer banner. Estes permitem configurar filtros e permitir a publicidade em determinados sites, mas, como em tudo, isso requer mais esforço e conhecimento a partir desses usuários. De AdBlock Plus, o mais amplamente utilizado dos bloqueadores, lançou-se uma proposta de intermediário: um programa de anúncios “aceitáveis” que permitiria exibir publicidade que atenda a certos requisitos. Uma medida também controversa, tendo em conta que  a avaliação desses requisitos seria através  de uma empresa privada com a que se  tem que assinar um acordo que permite  entrar nesta “lista branca” e, embora que o pequenos sites podem pedir para entrar na lista de graça, parece ser que algumas grandes empresas estão pagando pela gestão desses acordos.

Mas os adblockers de anúncios tornaram-se também objeto de debate, porque o número de usuários de bloqueadores de publicidade tem vindo a crescer nos últimos anos, graças à facilidade de instalação do mesmo, criando uma lacuna entre os usuários e aqueles que podem ver reduzidas as suas receitas, tais como os publicações online, blogueiros, youtubers, etc, cuja fonte de financiamento vem de anúncios. Em Espanha de acordo com um relatório do IAB, 50% dos usuários da Internet sabe o adblock, mas apenas a metade deles o utiliza, o que representa 5,6 milhões de usuários da Internet com idade entre 16 e 60 anos. Embora que 3 de 4 utilizadores da Internet estão conscientes de que a publicidade é um mecanismo para ter acesso gratuito ao conteúdo, 45% prefeririam que a publicidade não existisse  e 68% declara que, se pudesse, iria bloquear publicidade.

Alguns já prevêem o fim da publicidade, enquanto outros apostam por uma maior qualidade e a consciência da necessidade de livre acesso a muitos conteúdos da Internet.

Adblockers VS Facebook

A última grande batalha sobre este território é que estão tendo os bloqueadores mais reputados AdBlock Plus e o gigante Facebook. Um confronto que vem de longe, no qual  Facebook não está posicionado contra o uso dessas ferramentas pelo usuário, mas esclarece e sublinha o seu esforço em fazer que os seus anúncios sejam relevantes para seus usuários, personalizando-os. Este posicionamento deu lugar a sua recusa em  pagar a AdBlock Plus para gestionar  a entrada no “whitelist” do programa de Anúncios aceitáveis de AdBlock Plus e fazer que o código dos anúncios não possa ser distinguido do orgânico: assim, o filtro do Bloqueador deixa de ser eficaz. A resposta da outra parte foi igualmente enfática criando  um novo filtro para o Facebook.

Adblockers e o futuro da publicidade

Não é difícil prever que esta guerra vai continuar e que de alguma forma, será um reflexo da capacidade dos usuários perante a publicidade digital. Alguns meios minoritários optaram por bloquear as visitas que têm adblocker, um passo muito radical e outros, pedindo ao seus usuários para adicioná-los ao seu filtro  de páginas com publicidade.

E os próprios abblockers deveriam facilitar o uso de filtros para ver os anúncios considerados úteis naquelas páginas cujo conteúdo consumam para continuar a permitir o financiamento dos criadores de conteúdo.

Finalmente, parece necessário que perante um problema global que envolve grandes quantidades de receitas, as posições serão opostas e radicais, e teria que se ter em conta a opinião dos usuários que decidem bloquear os anúncios.

Idiso

Idiso

Idiso is much more than a technological service provider. Our mission is to provide real value to our clients. We want to become THE GLOBAL HOTEL SALES PARTNER, helping hoteliers sell more and better thanks to our 360º distribution and marketing solutions.

0 comentarios 

Leave a Reply

campos obligatorios *

También te puede interesar